No úlltimo dia 11 de de dezembro, no Palácio dos Melos, numa das mais tradicionais Faculdades de Direito do mundo, em Coimbra, o Prof. Dr. Jeferson Dytz Marin participou no painel inaugural do Congresso “NOVOS INSTRUMENTOS PARA UMA PROTEÇÃO SOCIOAMBIENTAL MAIS EFICAZ”, abordando o tema “Um modelo inovador na gestão de riscos agroquímicos: o case 2,4,D”.
Na ocasião, o Sócio-fundador da Marin Advogados Associados, co-promotora do evento, juntamente com a própria Universidade de Coimbra, Universidade de Laval, no Canadá e o IDP, dentre outros, tratou do segundo agroquímico mais utilizado no Brasil e que já gerou um prejuízo estimado em R$ 200 milhões para o setor vitivinícola da campanha gaúcha, vitimando também olivais, macieiras e outros plantios lindeiros, principalmente em decorrência da utilização nos campos de soja.
Além de tratar do problema da deriva, que tem gerado o mencionado prejuízo, a fala do Dr. Jeferson detalhou os passos do Inquérito Civil instaurado para investigar o tema e que gerou a recente suspensão da aplicação do 2,4-D no Rio Grande do Sul, inédita na história do país.
Por fim, em arremate, apresentou um Novo Modelo de Gestão de Riscos no emprego de agroquímicos, especialmente com foco nas Novas Tecnologias, norteadas pela Inteligência Artificial.
O evento contou com participantes da Universidade de Coimbra, de Portugal, da Espanha e, também, do Brasil. Dentre eles, o Prof.Alexandre Altmann, da UCS, que explanou acerca do tema “Uma abordagem original ao valor da natureza”.
Comments